Secretaria de Saúde inicia campanha “Fevereiro Roxo” em Nova Santa Helena
Publicado em: 12/02/2018 ás 14:18:00 Autor: Michel Valdir Fonte: Assessoria de Imprensa

A Prefeitura Municipal de Nova Santa Helena, através da Secretaria de Saúde, realizará no próximo sábado (17), das 07h às 17h, na Unidade de Saúde João Alberto Zaneti, uma grande mobilização do “Fevereiro Roxo” campanha de combate e prevenção à hanseníase.

Essa ação caracteriza-se pela intensificação da busca ativa dos sintomáticos dermatológicos com objetivo de identificar precocemente as pessoas que apresentam sinais de hanseníase.

Alguns dos sintomas são manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade, sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades, além de caroços e placas em qualquer local do corpo.

A mobilização é oportuna para ampliar a divulgação dos sinais da doença e esclarecer sobre o diagnóstico e tratamento adequado. A hanseníase tem cura e o tratamento é feito gratuitamente em todos os postos de saúde.

É muito importante que a população esteja atenta para os sinais da doença e procure pelo atendimento o quanto antes, pois, dependendo do caso, pode gerar algum tipo de incapacidade no paciente.

Serão realizadas as seguintes ações:

âž¡Ações educativas;

âž¡Exames de sensibilidade;

âž¡Avaliações dos pacientes;

âž¡Consultas médicas para os casos suspeitos;

âž¡Orientações sobre hanseníase;

As ações serão intensificadas durante todo este ano. “HANSENÍASE: Identificou, tratou curou.”