Histórico do Município

O município de Nova Santa Helena - MT, está situado na região norte do Estado de Mato Grosso, no KM 935 da BR 163, Cuiabá a Santarém, á 620 KM da Capital Cuiabá, possui uma área de 2.203,44 km², equivalente a 0,24% de todo território estadual. Foi colonizada no final da década de 70, através da Colonizadora Cemarco.

Através da Lei Municipal Nº 090/91 de 22 de Novembro de 1991, foi criado o Distrito de Santa Helena. Por força da Lei Estadual Nº 6982 de 28 de Janeiro de 1998, Projeto de Lei de autoria dos Deputados José Riva e Jorge Abreu, sancionado pelo Governador Dante de Oliveira, o Distrito passou a ser Município, o qual foi a ser batizado com o nome de Nova Santa Helena, com área desmembrada de Itaúba e Claudia.  A instalação do novo município caracterizou-se, com a posse dos seus representantes, legitimamente emanados da população santahelenense, em janeiro de 2001.

A principal atividade econômica do município é a pecuária seguida da agricultura que vem crescendo significativamente nos últimos anos, além disso, conta com uma população aproximadamente de 5.000 habitantes.

O município é um ponto de referência na região norte, pois é passagem obrigatória para várias cidades da região

Copyright 2024. Todos os direitos reservados.
Prefeitura Municipal de Nova Santa Helena