Notícias

Para auxiliar as prefeituras neste momento crítico da pandemia, a Associação Mato-grossense dos Municípios pediu apoio do ministério da Defesa com o objetivo de garantir a fiscalização das medidas de controle contra a covid-19 e a efetiva operacionalização das vacinas nos municípios. Em ofício encaminhado ao Ministro Walter Braga Netto e ao Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente Brigadeiro Raul Botelho, o presidente da AMM, Neurilan Fraga, argumenta sobre a importância da presença de membros das Forças Armadas para o cumprimento das medidas restritivas estabelecidas pelos decretos municipais.
Na última semana, o pedido foi apresentado formalmente ao comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, general Reinaldo Salgado Beato, que informou que a demanda só poderia ser atendida com a autorização do ministério da Defesa.
Fraga disse que é preciso intensificar as ações de controle para frear o avanço da covid-19, que já provocou mais de oito mil óbitos em Mato Grosso. “É muito preocupante a crescente quantidade de casos confirmados e mortes no estado e o consequente colapso da saúde pública, evidenciado por meio de filas de espera para UTI e iminente ameaça de falta de medicamentos para tratar os pacientes”, alertou, destacando que as Forças Armadas têm papel importante na segurança da sociedade e no apoio em períodos de calamidade pública.
O presidente da AMM frisou, ainda, que a maioria dos municípios não têm guarda municipal para fazer a fiscalização junto com as equipes da vigilância sanitária. “Então não adianta baixar medidas e mais medidas se a população não respeitar as restrições. Temos que adotar ações mais ostensivas e para isso é fundamental contar com um aparato de segurança para garantir resultados nesse trabalho”, assinalou.
A Associação também solicitou ao senador Wellington Fagundes, que é o relator da Comissão Temporária da Covid-19, que faça uma articulação junto ao presidente da Comissão, senador Confúcio Moura, para que as forças armadas possam auxiliar na fiscalização do cumprimento das medidas restritivas.
Em ofício encaminhado a parlamentares federais, estaduais e dirigentes do Poder Executivo, a AMM também reivindicou que a Polícia Rodoviária Federal seja requisitada para uma atuação mais ostensiva nas barreiras fixadas nas entradas e saídas das cidades polos e em todas as rodovias federais que dão acesso ou cortam os municípios do estado, principalmente nos feriados e finais de semana para diminuir a circulação de pessoas.