Prefeito Paulinho Bortolini incentiva a abertura da central do sistema Campo limpo e IMPEV em Nova Santa Helena.
Publicado em: 06/12/2022 ás 14:37:00 Autor: ASCOM Fonte: ASCOM

Atualmente, o Sistema Campo Limpo conta com 37 unidades de recebimento de embalagens vazias de defensivos. Com a central de Nova Helena, chegará a 38.

O Mato Grosso é líder na destinação correta de embalagens, respondendo a 25% do total no Brasil, cerca de 13,5 mil toneladas.

Com inauguração, a nova central terá 1.062 m2 de área construída e gerará 6 empregos diretos.

O Prefeito Paulinho Bortolini, enfatizou que a abertura da central do sistema campo limpo e Impev em Nova Santa Helena, irá facilitar a entrega das embalagens por parte dos produtores, já que o município avança no agronegócio. "Faremos o que for necessário para atrair  novos investimentos que consequentemente resultará em novos empregos e geração de rendas", disse o prefeito.

No primeiro ano, a expectativa é receber e processar 700 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas.

O Sistema Campo Limpo (SCL) é o programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas, que tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes, registrantes e canais de distribuição), com apoio do poder público. Cada participante exerce um papel na cadeia e suas responsabilidades são definidas por legislação específica.

O Sistema conta com mais de 260 associações de revendas e cooperativas e atende cerca de 2 milhões de propriedades rurais em todo o País, de acordo com o censo agrícola de 2017.  

Fundado em 2002, o inpEV, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é a entidade gestora do Sistema Campo Limpo, com o processo regulamentado pela Lei Federal de Agrotóxicos nº 7.802 e seu decreto regulamentador 4.074/02. É uma instituição sem fins lucrativos, formada por 140 fabricantes e nove entidades representativas da indústria, distribuidores e agricultores.

No Brasil, existem mais de 400 unidades fixas de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas: 99 centrais e 312 postos. Todas as centrais contam com o Agendamento Eletrônico de Devolução.

Constantemente, o inpEV realiza Recebimentos Itinerantes pelo Brasil para facilitar a devolução das embalagens vazias de defensivos pelos agricultores localizados em regiões remotas. Em média, têm sido realizados cerca de 4 mil eventos por ano.  

Hoje, após 20 anos do início de sua operação, o programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas é referência mundial não apenas para o setor agrícola, mas para todas as demais indústrias.

Notícias relacionadas
Copyright 2023. Todos os direitos reservados.
Prefeitura Municipal de Nova Santa Helena